Mineiro se torna milionário da noite para o dia depois de encontrar as maiores pedras de tanzanita da história: “Haverá uma grande festa”. Saniniu Laizer diz que quer construir escola e shopping em sua comunidade.
Saniniu Laizer encontrou as pedras de tanzanita, que, juntas pesam cerca de 15 kg. Imagem: Ministério dos Minerais da Tanzânia
A princípio, um mineiro na Tanzânia se tornou milionário da noite para o dia depois de vender as duas maiores pedras de tanzanita já encontradas. Por isso, Saniniu Laizer, 52, recebeu um cheque de 7,74 bilhões de xelins tanzanianos (um pouco mais de R$17 milhões) do governo do país na quarta-feira (24) pelo par de pedras azul-violeta-escuro.
O mineiro que agora é milionário descobriu as pedras preciosas, aproximadamente do tamanho de um antebraço, em uma mina de tanzanita no norte do país, o único lugar no mundo em que se sabe que o mineral existe.
“Haverá uma grande festa amanhã”, disse Laizer na quarta-feira. Logo depois, ele acrescentou que planeja investir parte do dinheiro em sua comunidade no distrito de Simanjiro, em Manyara.
Veja também:
- Victorinox cria edição limitada de canivete de ouro
- Tiffany & Co. cancela lançamento de coleção por causa da pandemia
- O novo relógio da Montblanc coloca todos fusos do mundo no seu pulso
“Quero construir um shopping e uma escola. Eu quero construir esta escola perto da minha casa. Há muitas pessoas pobres por aqui que não podem se dar ao luxo de levar seus filhos para a escola ”, disse ele.
As duas pedras tanzanitas são as maiores já encontradas, segundo o ministério das minas. Imagem: Ministério dos Minerais da Tanzânia
Além disso, o presidente tanzaniano John Magufuli parabenizou Laizer durante uma teleconferência transmitida ao vivo pela televisão.
“Este é o benefício dos mineradores de pequena escala e isso prova que a Tanzânia é rica”, disse Magufuli.
No ano passado, a Tanzânia estabeleceu centros comerciais em todo o país para permitir que os mineradores, que não trabalham oficialmente para nenhuma empresa de mineração, vendam gemas e ouro diretamente ao governo.
Veja também:
- Anna Bulgari: herdeira da joalheria de luxo morre aos 93 anos
- Joias Masterchef: Vivara lança pingentes com utensílios de cozinha
- Joalheria de famosas abre primeira loja do mundo no Brasil
Por fim, em abril de 2018, o presidente inaugurou o muro em torno de minas de tanzanita no norte da Tanzânia. Em outras palavras, ele disse que a medida era parar a mineração ilegal e o comércio de minerais.
Fique por dentro das novidades na nossa página no Facebook Desejo Luxo ou no nosso site www.desejoluxo.com.br